Pages

domingo, 29 de maio de 2011

Quantos por cento?

De matérias de jornal até as contas domésticas, a comparação numérica está presente em tudo na nossa vida.


Você já deve ter se perguntado qual a probabilidade de seu time do coração vira ser campeão? Também já deve ter se questionado qual o número de reclamações as operadoras de telefonia recebem por dia? Aposto que você deve se perguntar quantas pessoas conseguem dormir devendo mundos e fundos?

Para tantas perguntas, que parecem sem resposta, existe um longo estudo e a pessoa responsável por fazê-lo é o estatístico. O grande salvador da pátria para trabalhos escolares, teses, pesquisas do governo e matérias jornalísticas.

"Tudo precisa de um dado para se tornar palpável", diz Antônio Sérgio Ribeiro, administrador e idealizador de um site sobre o tema. "Parece estranho dizer isso, mas, embora a maior parte das pessoas diga que não gostam de matemática, elas precisam ver números para acreditar no que veem", explica o estatístico.

"Falar que 'muitas pessoas foram até um local' ou falar que 'duzentas mil foram´ é bem diferente, o número sempre chama mais a atenção da pessoa que lê" comenta a jornalista Camila Munhoz. "Eu percebi isso escrevendo as minhas matérias, se há um dado real ela ganha um destaque, se não há, acabamos tendo que refazê-la", comenta a jornalista que disse já ter reescrito várias matérias por falta de dados 'substanciais'.

0 comentários:

Postar um comentário