Pages

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Uma causa para defender

Formados, eles somam 4 milhões, quantia maior aos moradores de Salvador, com 2,8 milhões. Eles merecem um dia para eles.

O Brasil é o país que mais tem faculdades de Direito em todo o mundo. São 1.240 universidades exclusivamente desse curso, enquanto a soma em todos os países, chegam a 1.100.

A informação é de Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Temos mais faculdades de Direito do que a China, Estados Unidos e Europa. Isso faz do Brasil um país com mais de 4 milhões de bacharéis em Direito", ele conta.

Contudo, para atuar na profissão, o aluno formado deve passar por um exame qualificatório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo a estudante do 5º ano de Direito das Faculdades Integradas de Jaú, Maria Garcia, a prova final é odiada e amada ao mesmo tempo. "Quando somos alunos, odiamos a OAB, porque só nós advogados temos de fazer essa prova para atuar na profissão, o restante dos alunos não tem. Mas quando paramos para pensar, é muita gente formada em um curso só, então tem de ter mesmo para administrar, não ter gente demais sem qualificação alguma", ela conclui.

Na verdade, a prova não é exclusividade do Direito, outras áreas como Medicina e Contabilidade tem provas similares. No caso das Ciências Contábeis, a prova passa a vigorar a partir deste ano.

0 comentários:

Postar um comentário