Pages

domingo, 22 de maio de 2011

Um mundo sem abelhas

As abelhas são parte importante da cadeia animal, elas são as responsáveis pela polinização da maior parte das plantas. Mas os dias dessas pequeninas podem estar contados.


Hoje, no dia do apicultor, os profissionais recebem a confirmação de que as abelhas estão desaparecendo no Brasil e no mundo.

Os apicultores do Sudeste estão preocupados com o despovoamento das abelhas, nunca antes sentido por eles em décadas de serviço. Em certos apicuários, a perda é de 25% na produção de mel, em outros chega a 35%.

O desaparecimento vem acompanhado de outro problema: as abelhas que não saem das colmeias estão morrendo infectadas por doenças.

Pesquisadores dizem que uma das prováveis causas do fenômeno no Brasil pode ser a influência de lavouras transgênicas. Segundo Jair Barbosa Junior, do Instituto de Estudos Socioeconômicos, “não há estudos aprofundados sobre o impacto dos transgênicos no ecossistema.”

O uso dos transgênicos, no entanto, não é descartado. A genética do novo milho, o Bt, que contém gene resistente a insetos, tem DNA da bactéria Bacillus thuringiensis, que é usada como inseticida desde 1938 na França e 1950 nos Estados Unidos.

Porém, enquanto uns se preocupam, outros minimizam o problema. O biólogo, Valdir Camargo, afirma que não há com o que se preocupar, visto que as baixas em algumas regiões podem ser simplesmente um reflexo de "picos populacionais".

Camargo, por fim, conclui que, “4 décadas atrás houve algo parecido, que recebeu nome de de Doença do Desaparecimento das Abelhas, apesar de que nunca ninguém achou motivo algum".
contudo, o fato atingiu diversas regiões do planeta, incluindo o Brasil.

O Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também afirma que não há estudos que comprovem o problema no Brasil. O órgão é responsável pela certificação de ocorrência de doenças de plantas e animais no país.

0 comentários:

Postar um comentário