Pages

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O pai da Mônica

Não é apenas nos quadrinhos que Maurício de Sousa virou pai, na vida real,e ntre seus filhos estão Mônica, Magali e Marina.


No Brasil os quadrinhos começaram a ser traduzidos para o português, além, é claro de o cartunista Mauricio de Souza produzir sua própria turminha em 1959, a “Turma da Mônica”.
O mais novo membro da Academia Paulista de Letras, que foi empossado na noite do dia 12 de Maio. Sousa se tornou o primeiro quadrinista a ser empossado, e ocupará a cadeira de número 24 (ui!).

Diferente dos gibis americanos, o grupinho de Mauricio eram crianças normais que passam por situações cotidianas, vão a escola, dormem, brincam, se desentendem e alguns comem demais enquanto outros tem medo de chuva. O primeiro emprego na grande mídia que o cartunista conseguiu foi como repórter policial do Jornal Folha da Manhã, aonde permaneceu por alguns anos. O primeiro personagem a ilustrar as páginas de um jornal, foi o cãozinho Bidu, o símbolo da empresa de Mauricio, e que ganhou as páginas enquanto ele ainda escrevia para o jornal.
Pai de dez filhos, Maurício costuma homenageá-los em seu trabalho, como Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada em Mariângela), Nimbus (inspirado em Mauro), Do Contra (inspirado em Maurício Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada. Além de ter inspirado vários personagens em amigos e outros familiares.

Na década de 80 saia a primeira revista da Turma da Mônica, que foi um grande sucesso de vendas, atingindo a marca de 2 mil exemplares vendidos me pouco tempo e abrindo campo para a criação de desenhos animados, jogos e o licenciamento de produtos da turminha.

Mas até Mauricio de Sousa fez alguns super heróis para as suas histórias e a, estudante de jornalismo, Tina e seu amigo, o roqueiro, Rolo, já passaram por aventuras que lembram as expedições de Indiana Jones. Há também as histórias do Astronauta, que tem como “nome” sua profissão mesmo, e viaja pelo espaço em busca de novas civilizações.

2 comentários:

Unknown disse...

Só pra constar: Adoro o Mingau (o gatinho da Magali), porque será, né? Hehehehehhe

Unknown disse...

Só pra deixar minha humilde opinião, eu particularmente ADOROO, faz parte da minha recente infância.. hehe

Postar um comentário