Pages

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um santo mais do que santo. Um casamenteiro!

Está cansado (a) de passar o dia dos namorados sozinho sem ter nada para fazer? Ninguém para abraçar, ninguém para beijar, ninguém para dar e receber um presente? Chame o Santo Antônio. Ele é santo!


Dia 12 é dia dos namorados, ótima data para os casaizinhos apaixonados. Mas, e quem não tem um par? É só rezar para o Santo Antônio, já que sua passagem pelo planeta é comemorada um dia após, no dia 13 de junho.

Santo Antônio de Pádua viveu durante os séculos XII e XIII, foi um frade agostino em Lisboa. Foi teólogo por anos em Coimbra, em Portugal. Mas, ele ficou conhecido por ser um excelente conciliador de casais. Com isso, a fama de santo casamenteiro se espalhou por todo o planeta. A data escolhida para celebrar os milagres do santo foi o dia de sua morte.

Em certas cidades de Portugal, há o costume de celebrar o casamento coletivo no dia 13 de junho. No Brasil, não há data específica para o "casório", mas ainda assim o dia é comemorado com o fim da trezena - reza por treze dias de hora em hora durante as missas - e depois a quermesse.

A aposentada, Nice de Braga, trabalha na Igreja de Santo Antonio, situada no bairro do mesmo nome, há mais de 30 anos. "As comemorações do dia do Santo Antonio são sempre as mais bonitas, porque quem vem rezar, vem porque quer, vem em busca de coisa séria, vem depositar um pedido na jarra para ser queimado e atendido pelo nosso santinho", ela conta emocionada.

Já, quem não se atenta muito à religião e não quer ir na missa, afirma que tem outras opções para conseguir um parceiro. É o caso de Paula Mesquita, que já fez simpatias com o santo. E afirma, "deu super certo, porque hoje eu estou casada".

No Brasil, há relatos de simpatias e rituais envolvendo o pobre santo. Muitas já retiraram o menino Jesus dos braços das estátuas nas Igrejas, prometendo o devolver apenas quando o seu pedido fosse alcançado. Isso fez com que os padres escondessem as peças contra roubo. Outras colocam a imagem de cabeça para baixo em um copo d'água, dizendo que só o tiram de lá se o pedido também for atendido.

Pobre Santo Antonio. Só pode ser Santo mesmo para aguentar tanta coisa...


Curiosidades:

- Ele foi beatificado em 1232, em Roma, e canonizado 30 de maio de 1232, na Catedral de Espoleto, da região de Perúgia (Itália) pelo Papa Gregório IX.

0 comentários:

Postar um comentário