Pages

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tock, tock

Hoje é dia do porteiro, mas você sabe o que esse profissional faz?

Engana-se quem acha que o trabalho dele é apenas abrir e fechar o portão em grandes condomínios. O porteiro é aquela pessoa que, em muitos casos, quase faz parte da família. É ele quem recebe suas correspondências, marca seus recados, cuida para que estranhos não entrem no prédio, sabe os horários de todo mundo e ainda pode dar uns puxões de orelha velados em seus filhos adolescentes, tudo como conselho de amigo.

A profissão, embora comum em condomínios e residenciais, também está presente em empresas e escolas. Embora não seja muito freqüente sua contratação no interior, não existem prédios nas grandes cidades que não contem com a figura do simpático amigo.

Quem que nunca quis conversar com o Porteiro do castelo Rá-Tim-Bum fazia? Ou dar risadas com o Severino, meio às cenas a serem gravadas? Muito mais do que senhas, é essa pessoa quem saberá primeiramente a boa ou má índole daquele sujeito que quer entrar em seu lar. José Silveira, porteiro há quatro anos em um edifício residencial de São Carlos, garante que já viu de tudo na portaria. “Já cheguei a ver pessoas jurando que eram pais de alguém apenas para entrar no prédio. Mas sempre que alguém pede para que não avisemos porque é surpresa, é aí mesmo que avisamos o morador”, ele conta.

Os porteiros avisam a policia em caso de problemas, mas também sabem divertir, “eu gostava muito do Sai de baixo onde tinha o Ribamar (Tom Cavalcante), ele era engraçado e o pessoal do prédio vivia me chamando de Ribamar por causa dele”, comenta Silveira.

Segundo a síndica, Suzette de Oliveira, os porteiros são importantes, “não podemos deixar qualquer um tomando conta de nossa portaria, eles tem que ser confiáveis, discretos e companheiros. Eu posso dizer que nosso condomínio tem sorte com os três porteiros que temos”, esclarece.

Sendo assim, não esqueça de cumprimentar aquele simpático personagem da portaria de seu prédio, empresa ou escola, todos os dias, eles merecem.

0 comentários:

Postar um comentário